domingo, 4 de março de 2012

O RICO E O CAMELO

Texto: Mt 19.23-24 Introdução: Jesus, neste texto de Mateus 19.23, 24, faz um comparativo entre o comportamento de um rico, que o tira do Reino de Deus, isto é, perda da salvação e um camelo que é o modelo de um verdadeiro cristão.

Vejamos o modelo do camelo que devemos imitar:

1 – É um animal constituído de grande capacidade para enfrentar desertos e condições adversas - Os dias são maus - Somos um povo do deserto - O treinamento de um profeta é no deserto - Lc 1.80 - "O menino cresceu e ficou forte de espírito. E viveu no deserto até o dia em que apareceu diante do povo de Israel" - Todos os que são cheios do Espírito são levados ao deserto - Antes de iniciar o cumprimento da missão somos levados ao deserto para o teste da convicção do chamado.
2 – Ajoelha para ser montado e conduzido - Ser dócil - Ser tratável - Ser servidor - Amar uns aos outros - Saber qual a sua missão e se dispor a cumprí-la

3 – Animal que armazena grande quantidade de água para grandes travessias - Analise o exemplo das virgens sábias de Mateus 25.1-13 - Muitos vão à igreja, ouvem a mensagem, porém, no próximo dia já não se lembra - Deus só da a quem tem zelo e guarda (anotar e meditar) - Sl 119.11 - Tudo o que ouve e escreve fica registrado - A igreja eficaz é a que armazena uma grande quantidade de água (ensinamentos pela Palavra de Deus)

4 – O camelo é uma animal cargueiro
- Agüenta peso - Isaque foi aperfeiçoado carregando lenha - Quer ser herdeiro. Carregue lenha para o sacrifício - Isaque carregava lenha juntinho a Abraão, seu pai. - Quando obedecemos e carregamos lenha, andamos juntinho ao Pai
5 – É um animal ruminante
- É a igreja de Bereia - Ouvir, anotar, rever, meditar e orar - Dar credibilidade à Palavra e seus princípios que geram vida
6 – Os pés do camelo é constituido de forma que não atola no deserto
- Uso do calçado apropriado, isto é, equipamentos adequados para cada situação - Efésios 6.15 - "Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz" - Deus quer que caminhemos no deserto sem atolar - "Irmãos, eu quero que vocês lembrem do que aconteceu com os nossos antepassados que seguiram Moisés. Todos foram protegidos pela nuvem e passaram pelo mar Vermelho. Como seguidores de Moisés, eles foram batizados na nuvem e no mar. Todos comeram da mesma comida espiritual e beberam da mesma bebida espiritual. Pois bebiam daquela rocha espiritual que ia com eles; e a rocha era Cristo. Mas Deus não ficou contente com a maioria deles, e por isso eles morreram, e os seus corpos ficaram espalhados no deserto" 1 Co 10.1-5 - Foram batizados na nuvem e no mar, comeram da mesma comida espiritual, que é Cristo. Porém, muitos foram rejeitados - Só sobrevive no deserto quem é protegido e guiado pela nuvem (Espírito Santo) - Métodos humanos não funcionam sem o governo do Espírito Santo.

Conclusão: A vida cristã é comparada ao comportamento de um camelo pois, o Reino de Deus só é tomado por esforço, e renúncia total até a morte do "eu" (João 12.24).

Pastor Iloir José
Ministério Sangue, Fogo e Unção