quinta-feira, 24 de setembro de 2009

SOTERIOLOGIA

NOSSO ASSUNTO DE HOJE É SOTERIOLOGIA, QUE SIGNIFICA A DOUTRINA DA SALVAÇÃO.

Betumado Por Dentro e Por Fora

Gênesis 6.13-14
“Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.” Gn. 6.13-14
A palavra “betumar” é traduzida da língua Hebraica no Velho Testamento também como: expiação, reconciliar, perdoar, purgar, agradar, e misericórdia. Pela preservação divina de Noé Deus revela um símbolo da Sua preservação dos santos. Porém limitar-nos-emos nessa lição a considerar somente o betume sendo aplicado por dentro e por fora. O betume é uma figura, ou símbolo: da expiação feita pelo sangue de Cristo, o conserto ou a reconciliação da nossa inimizade com Deus, a posição de absolvição ou perdão completo que cada crente em Cristo têm, a purificação, ou seja, a separação da carne pecaminosa da criatura nova preservada por dentro, a satisfação da justiça de Deus e a misericórdia ricamente dada aos eleitos. Quando se recebe de Deus a graça de exercer a fé no sangue, o Cristão é betumado por dentro e depois por fora. Sua fé é posta totalmente no betumar, ou seja, na aplicação do sangue do Cordeiro, pois, sem este “betume”, certamente perecerá com todos que vivem na iniqüidade da carne.
Pela fé, quando a alma dos pecadores é betumada com o sangue de Cristo, o seu relacionamento com o Criador é retificado; não são inimigos mais, mas feito a assentar nos lugares celestiais como filhos de Deus. O pecado é purgado para fora e a santidade vem habitar dentro. O betume do sangue de Cristo segura a impiedade de voltar a penetrar e encher o vaso de honra. O sangue purga e previne qualquer nova infiltração. O Espírito Santo com o sangue de Cristo sela, ou seja, betuma o Cristão por dentro até o dia da redenção – até a ira de Deus se finda.
Por fora, cada Cristão é revestido e coberto com a armadura da justiça de Cristo. Assim se tem uma proteção dupla para prevenir a pecaminosidade do mundo de penetrar o vaso preservado por Deus. Sendo betumado por fora pelo sangue de Cristo não somente exibe a verdade da preservação divina, mas declara ao perdido aquilo que ele falta e o impede de entrar no porto seguro. Os Cristãos são betumados por dentro e por fora com o SANGUE!