Windows Live Messenger + Facebook

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O ovo de Colombo

Esta velha e conhecida história tem ultrapassado os séculos e levado a formar a expressão de "O Ovo de Colombo":

Conta-se que em uma ocasião, Cristóvão Colombo foi convidado para um banquete onde lhe haviam designado, um posto de honra, como é natural.

Um dos convidados era um cortesão que estava muito enciumado com o grande descobridor. E, quando teve a oportunidade, dirigiu-se a ele e lhe perguntou de uma forma um tanto impertinente:

- Se você não tivesse descoberto a América, por acaso não existem outros homens na Espanha que poderiam fazê-lo?

Colombo preferiu não responder diretamente àquele homem. Levantou-se, pegou um ovo de galinha e convidou a todos os presentes que tentassem colocá-lo de forma que se mantivesse em pé sobre um dos seus extremos.

A ocorrência teve bastante aceitação. Quase todos os presentes entraram logo naquele jogo e tentaram, um após o outro, ante o olhar atento dos demais, uns com mais outros com menos convicção. Mas passava o tempo e ninguém conseguia descobrir uma maneira de conseguir que aquele ovo mantivesse o equilíbrio.

Finalmente Colombo se pôs em pé, com ar solene, se aproximou, pegou o ovo e o bateu levemente contra a superfície da mesa até que quebrou um pouco da casca de uma das pontas e graças a este pequeno achatamento o ovo se manteve perfeitamente na posição vertical.

- Claro que desta maneira qualquer um pode faze-lo! - objetou um pouco alterado, o cortesão.

- Sim, qualquer um, mas qualquer um ao que se lhe tivesse ocorrido fazê-lo.


Os sábios herdarão honra. Provérbios 3.35


Pastor Iloir Silva
pr.iloir@yahoo.com.br